Jesus Cristo

Sem Cristo na minha vida estou morto, com Cristo estou vivo e cheio do poder do Espirito Santo.

Amém.







sábado, 28 de agosto de 2010

Anjos de Deus

http://www.espacojames.com.br/ Artigo n.º 5821
Publicado em: 01/08/10 às 14:23:24

Muita especulação surgiu através dos tempos, nas tradições judaica e cristã, sobre a natureza e obra dos anjos, bem como sobre a identificação do arcanjo Miguel.


Na literatura pseudo-epígrafa, por exemplo, Miguel é apresentado como um dos sete arcanjos celestiais (I Enoque 20:1-7; 81:5; 90:21-22; Tobias 12:15), e um dos quatro que se encontram mais próximos do trono de Deus (I Enoque 9:1; 40:1-10; 54:6; 71:8, 9 e 13).

Essas tradições extrabíblicas têm sido usadas por muitos comentaristas contemporâneos para alegar que Miguel é apenas um anjo, criado por Deus, que exerce a função de principal líder das hostes angélicas.

Nas Escrituras, Miguel, cujo nome significa “Quem é como Deus?”, é descrito como “arcanjo” (Jd 9), o líder das hostes angélicas no conflito com Satanás e os anjos maus (Ap 12:7), “um dos primeiros príncipes” (Dn 10:13), “vosso príncipe” (Dn 10:21) e “o grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo” (Dn 12:1).

Uma análise detida dessas expressões dentro do contexto bíblico deixa claro que Miguel é apresentado no texto sagrado como um Ser divino, cujas características refletem a glória messiânica do Antigo Testamento. Miguel é apresentado em Judas 9 como o “arcanjo” que, na disputa “a respeito do corpo de Moisés” (Dt 34:5 e 6), enfrentou o diabo com as palavras: “O Senhor te repreenda!” Essa alusão identifica Miguel como o “Anjo do Senhor” que, na contenda sobre o “sumo sacerdote Josué”, disse igualmente ao diabo: “O Senhor te repreenda, ó Satanás” (Zc 3:1 e 2). É interessante notarmos que, tanto em Zacarias 3 como em Gênesis 22:11-18; Juízes 6:11-24; 13:2-22 e Atos 7:30-33 e 38, o Anjo do Senhor é identificado como sendo o próprio Senhor!

Em Apocalipse 12:7, Miguel e Satanás são apresentados em direto antagonismo, num conflito cósmico que se originou no Céu, e que se estende ao longo da história humana (Ap 12:1-17; 20:1-10). O Novo Testamento esclarece que esse conflito se polariza entre Cristo e Seus seguidores e Satanás e seus adeptos (ver Mt 4:1- 11; Jo 12:31 e 32; 14:30; Ef 6:10-20; Cl 1:13 e 14; etc.).

Já em Daniel 10:13 e 21; 12:1, Miguel é chamado de “príncipe” e “o grande príncipe”. Em todo o restante das Escrituras, quando não aplicado a seres humanos, o título “príncipe” é usado exclusivamente para Cristo (Js 5:14 e 15; Is 9:6; Dn 8:11 e 25; 9:25; At 5:31) ou para Satanás (Jo 12:31; 14:30; 16:11; Ef 2:12), mas nunca para qualquer outro ser angelical. Em Josué 5:14 e 15, o Senhor Se apresentou a Josué como o “príncipe do exército do Senhor”, aceitando adoração, o que seria uma blasfêmia se esse príncipe fosse apenas um anjo(ver Mt 4:10; Ap 22:8 e 9), e ordenando que Josué tirasse as suas sandálias porque o lugar se tornara santo (ver Êx 3:4-6; At 7:30-33). No próprio livro de Daniel, Cristo é chamado também de “príncipe do exército” (Dn 8:11) e “Princípe dos Princípes” (Dn 8:25).

Uma das características básicas do conteúdo profético do livro de Daniel é a “repetição para ampliação”. Cada uma das quatro grandes seções proféticas do livro emprega símbolos diferentes para descrever a mesma seqüência profética, culminando sempre com a manifestação gloriosa de Cristo para a implantação do Seu reino eterno. Essa manifestação de Cristo é simbolizada em Daniel 2, pela pedra cortada sem auxílio de mãos versos 34 e 35; 44 e 45; comparar com At 4:11; Ef 2:20; I Pe 2:4-8); em Daniel 7, pelo aparecimento do Filho do Homem (verso 13; comparar com Mt 16:27; 24-27 e 30; 25:31 e 32; etc.); em Daniel 8, pelo surgimento do Príncipe dos Príncipes (verso 25; comparar com Ap 19:11-21); e, finalmente, em Daniel 10-12, pela vinda de

“Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo”

5 comentários:

  1. Meu irmão amado, desejo que sua caminhada seja a mais plena dentro do poder do ESPIRITO SANTO.
    Te amo e só te desejo a paz de Deus. Que suas filhinhas desfrutem de tudo com você!! A paz que reina em seu lar não é nada mais que o amor de Deus presente.

    ResponderExcluir
  2. UUOOOPAAAAAAAAAAA, ou ficou maaaaassaaaaaaaaaa,

    é isso ai meu irmão Jesus, é o unico caminho...

    ResponderExcluir
  3. Meu irmão Aldo, não dá pra disputar com você...kkkkkkkkkkk!!!!!! tudo isso é muito maravilhoso... continue postando que essa sua irmã ignorante continuará a ler e deliciar-se com tanta beleza e sabedoria. Te amoooooooooo!! Eudão...pra você um beijão no mais fundo cantinho do seu coração ....Tô com saudade de ouvir sua voz de rouxinol... lindo de mais!!!!

    ResponderExcluir
  4. Eita que meus irmãos estão interagindo na net.... afffffffff povo que eu amo.
    É isso aí Aldão e Eudão.
    Só a Igreja nos leva a Deus. O mundo nos ilude todos os dias. A Igreja nos faz voltar o coração para o mais importante que é a VIDA ETERNA (porque essa aqui é passageira).
    Só falta a mais inteligente de nós entrar no CAMINHO...
    Mas tenho esperança de ver isso acontecendo... um dia...
    AMO VOCES MEUS LINDOS>
    VOCES FAZEM PARTE DA MINHA VIDA, DA MINHA HISTÓRIA... FAZEM PARTE DO MEU SHOW!!!

    ResponderExcluir